sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Inclusão ou Exclusão


Existem hoje em todo mundo cerca de 500 milhões de pessoas com deficiência. De acordo com o Censo Demográfico de 2000 (IBGE), 25 milhões de brasileiros, 14,5 % da população, têm algum tipo de deficiência. São homens, mulheres, crianças e jovens que, em muitos casos, não têm assegurados seus direitos mais básicos: de ir e vir, de estudar, ao lazer. Se somarmos a estes números os familiares, amigos e profissionais da área, podemos concluir que uma importante fatia da população tem que lidar e também sofre com as dificuldades impostas ao deficiente.
É necessário mudar o prisma pelo qual são observados os direitos já ordenados e os que precisam ser acrescentados, substituindo totalmente o paradigma que até então é utilizado, até mesmo inconscientemente, em debates e deliberações.

Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Inclus%C3%A3o_social
 
Você tem pensado nestas questões diariamente?

5 comentários:

Nilton - Toledo disse...

Olá Maria Lucia!
Tema muito interessante: inclusão ou exclusão. Assim, teremos aqui uma construção de blog discutindo a questão.
Abraço

Morgana - Toledo disse...

Educação inclusiva é uma questão muito importante, precisamos de mais capacitação nessa área! Particularmente, muitas vezes tenho dificuldades para trabalhar com alguns tipos de deficiência.

Iria - Toledo disse...

Prezada Maria Lúcia!

Entende-se que não basta estar somente nas leis, más é preciso conhecê-las, analisá-las e principalmente traduzir em atividades / ações práticas junto aos educandos e comunidade em geral.

prof. José Odécio disse...

Olá professora!
A inclusão é um dos assuntos mais discutidos ultimamente, porém ainda pouco compreedidos. Parabéns pela iniciativa.

Unknown disse...

Hello there...a inclusão só será possível se os profissionais da educação(professores) forem capacitados.Do contrário, os alunos "especiais" serão excluídos pelos colegas. Como sugestão acesse o site http://www.moderna.com.br/moderna/didaticos/ef2/artigos/2008/inclusao-escolar-2013-caminhos-e-descaminhos-desafios-perspectivas